segunda-feira, 20 de abril de 2020

Introdução à programação

Programação:  

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Assim, através de uma linguagem de programação, é possível definir o modo como um programa opera, e como reage a estímulos externos, ou até como deve emitir os seus próprios estímulos. 


Linguagens de programação: 

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. 
Com isto, as linguagens de programação podem ser mais ou menos próximas das linguagens do hardware, ou de máquina (linguagens de baixo nível), ou menos próximas destas (linguagens de alto nível), e dentro destas classificações, as diferentes linguagens podem ser mais ou menos complexas, e, portanto, mais ou menos difíceis de aprender. 

Algoritmo vs programa: 

Ainda existe alguma confusão relativamente a estes dois conceitos, que são muitas vezes usados como sinónimos, quando não o deviam ser. 
De um modo simplificado, um algoritmo é uma descrição, passo-a-passo, de uma metodologia que conduz à resolução de um problema ou à execução de uma tarefa. Este algoritmo pode ser algo muito complexo, como o processo fotossintético, mas também pode ser algo muito simples, como a forma como preparamos uma caneca de café da manhã. Um algoritmo é, portanto, de um certo modo, um programa sem um sentido definido; algo que indica ao computador como deve fazer. 
A programação consiste na codificação precisa desse algoritmo, segundo uma linguagem de programação específica. E, um programa é um conjunto de algoritmos e outras funções, que interagem umas com as outras de modo a funcionarem a uma escala maior. 

Ada Loveplace: 

Ada Augusta Byron King, condessa de Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa, que é creditada como sendo a primeira pessoa a escrever um algoritmo destinado a ser interpretado e processado por uma máquina, na altura a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Estes algoritmos realizavam operações simples, e comunicavam os seus resultados aos operadores da máquina. Lovelace foi, assim, a primeira programadora.

“No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante 
como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.” 

     A importância da programação: 
Ao aprender a programar, aprendemos a desenvolver o pensamento computacional como por exemplo: 
     Raciocinio logico: 
Porque para desenvolver um sistema, é necessário criar um algoritmo, usando uma linguagem de programação. Deve ser estruturado de forma logica para poder resolver problemas do mundo real. 
     Abstração: 
 É a criação de objetos que sumarizam as características de outros pertencentes a um mesmo conjunto. Esse se processo inicia com a busca de padrões em um grupo estudado como as características do trabalho de um profissional 
Desses padrões encontrados, retiram-se as características essenciais que permitem a um objeto ser identificado como tal (ex.: um carro acelera, move se em qualquer direção), e com elas são criados modelos computacionais para sua representação virtual. 



Bibliografia: 
Apontamentos da professora Lurdes Lopes  

   
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fim do terceiro período

Olá ... 😢 Porquê a tristeza vocês perguntam. Bem esta pode ser, talvez, a última publicação do blogue. O fim do ano letivo está a chega...