quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Tipos de Fontes

     Uma fonte tipográfica ou um tipo de fonte é um padrão de carateres tipográficos com o mesmo desenho e, por vezes, com o mesmo tamanho. A utilização do anglicismo fonte com o sentido de tipo se deve principalmente disseminação desde a década de 80 por usurários de computadores anglicizados e por programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês "font", que tem uma origem diversa da origem da palavra fonte do português.


     Há dois tipos de fonte: a bitmapped e a de escala. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped, esta não pode imprimi-las. Exemplos desta fonte são: courier, MS, Sans Serif, Small e Symbol. 
As fontes escaladas são definidas através de vetores. Estas nunca perdem definição ao serem ampliadas. As fontes escaladas foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do Postscript. Exemplos desta fonte são: Type 1, TrueType e OpenType.





Na tipografia as serifas são os +pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif, também chamadas grotescas ou gothik. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.





                                                               ________ _________

Agora, vamos contar a História de um tipo de fonte que escolhi: Gotham ( Hoefler and Frere-Jones, 2000). Lançado em 2000, Gotham é a adaptação do Gothic, do American Sign, do século 20. Nos últimos 16 anos, tornou se amplamente popular entre os designers pela sua aparecia limpa e moderna. Entre seus usos populares vem, a história da campanha de Barack Obama à presidência dos EUA a 2008 e já foi uma fonte de padrão do governo Federal do Brasil na gestão Michel Temer (2016-2018).



Webgrafia:


Espero que tenham gostado da aprendizagem e até logo!!😉

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fim do terceiro período

Olá ... 😢 Porquê a tristeza vocês perguntam. Bem esta pode ser, talvez, a última publicação do blogue. O fim do ano letivo está a chega...